segunda-feira, 28 de abril de 2014

Projeto Ajuda Urbana beneficia sem-teto de Cosmópolis

Iniciativa surgiu de estudantes voluntários do Unasp


Toda sexta-feira em Cosmópolis (SP), alunos do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizam trabalhos voluntários por meio do projeto Ajuda Urbana. Os jovens doam alimentos, água e roupas para usuários de drogas e moradores de rua, além de conversar e ouvir os mesmos. O projeto existe desde 18 de janeiro de 2014.

A estudante de pedagogia Leila Amaral, 25, uma das organizadoras do programa, conta que os moradores de rua e usuários de drogas dos quais se aproximam ficam muito agradecidos pela iniciativa, porque ninguém costuma chegar até eles. “Eles são muito descriminados e por conta disso se sentem marginalizados na sociedade, então quando nos aproximamos para entregar roupas ou alimentos a resposta deles para nós é muito positiva”, diz.

Os aproximadamente 15 jovens que participam desse programa já tiveram a oportunidade de ajudar muitas pessoas. Leila conta a história de Junior, um morador de rua que perdeu seus pais com 7 anos de idade e desde os 12 anos, após sua irmã se casar, ele mora sozinho num ferro velho em Cosmópolis. “Encontramos ele já com 18 anos cantando lixo na rua. 



Começamos conversar bastante e dissemos que podíamos o ajudar a tirar os documentos e no que precisasse. Então perguntamos também se ele queria ficar naquela situação em que se encontrava para sempre, e ele disse que estava usando uma droga leve, mas que não queria ficar assim. Presenteamos ele com uma Bíblia e no final de semana seguinte quando voltamos à cidade, nós não o encontramos mais e ficamos sabendo que ele saiu da rua e foi morar com um irmão em Campinas levando a Bíblia”, relata Leia que afirma ser muito gratificante poder ajudar pessoas e que ora para que estas corram atrás de mudar realmente de vida.

O Ajuda Urbana já existe em vários países da América do Sul e surgiu aqui pela iniciativa do estudante de teologia Horácio Damian Aguilar, que ao transferir seus estudos da Argentina para o Brasil trouxe a ideia. Além de Cosmópolis, a mesma equipe também realiza esse programa na cidade de Mogi Mirim e logo abrirá para outras cidades.

Por Andressa Menghini




Nenhum comentário:

- See more at: http://templateseacessorios.blogspot.com.br/2011/12/slide-com-as-ultimas-atualizacoes.html#sthash.wRwLyKi1.dpuf