quinta-feira, 29 de maio de 2014

“Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!"

Durante 31 dias o Brasil será sede do maior espetáculo de futebol do mundo. A 20º edição do evento acontecerá no País do futebol, quando os holofotes estarão acompanhando o desempenho dos craques da atualidade.
Serão 32 seleções disputando a taça mais cobiçada da modalidade. A seleção canarinho entra como uma das favoritas por ter sido a equipe que mais ergueu o caneco (cinco vezes), ser a única seleção que participou de todas as edições, ser o país sede e a atual campeã da Copa das Confederações.

A primeira edição foi uma iniciativa do então presidente da Fifa, Jules Rimet, em 1928. A competição aconteceu em 1930 no Uruguai, quando reuniu 13 países, incluindo o Brasil, e teve o país sede como campeão em cima da equipe argentina por 4 a 2. 

De lá para cá, o evento se popularizou e, desde então, se tornou um espetáculo para o mundo, principalmente aqui no Brasil.

Em 1950, depois de 12 anos de recessão devido aos impactos da Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi sede da copa e a equipe brasileira teve a possibilidade de colocar a mão na Taça pela primeira vez, mas tropeçou e perdeu na final pela equipe Uruguaia por 2 a 1. A última partida ficou conhecida como Maracanaço e quebrou os recordes de público, 199.854. Considerada uma das maiores decepções do futebol brasileiro, a seleção não baixou a cabeça e abraçou a oportunidade em 1958, em cima da equipe anfitriã, Suécia por 5 a 2. Nesta edição, a seleção contava com o conhecido Rei do futebol, Pelé, que na época tinha 17 anos.

Em 1962, no Chile, o Brasil conquistou o bicampeonato quando disputou a final contra a equipe da Tchecoslováquia. O placar terminou em 3 a 1 com gols de Amarildo, Zito e Vavá. Na primeira partida, após marcar o primeiro gol, Pelé se despediu da copa devido a uma contusão. Garrincha conquistou a confiança da torcida e foi considerado o responsável pelo título. 

Ônibus que será usado pela seleção brasileira durante 
a competição. Foto: Fifa.
O tricampeonato foi conquistado no México em 1970. Por 4 a 1, o Brasil venceu a Itália e se tornou a única seleção a ter conquistado três títulos mundiais. Uruguai e Itália eram, até então, as seleções a ter dois títulos. Rivellino, Pelé e Carlos Alberto Torres faziam parte do elenco brasileiro.

Os Estados Unidos foram o palco do tetracampeonato da seleção do futebol. Depois de uma má campanha nas eliminatórias, o Brasil chegou desacreditado na competição. A dupla de ataque Bebeto e Romário era a principal arma da seleção. Na final, além do título, estava em jogo a superioridade das duas equipes, já que Brasil e Itália já haviam sido campeãs três vezes. Depois de uma partida sem gols, a decisão foi para os pênaltis. O Brasil se consagrou campeão contando com uma defesa de Tafarel, um erro de Franco Baresi e do principal jogador italiano, Roberto Baggio, que chutou para fora. Depois de 24 anos, a taça voltava para a seleção brasileira. O piloto brasileiro Ayrton Senna foi homenageado pelos jogadores. Ele morreu aproximadamente dois meses antes em um acidente na Itália.

A última conquista, até então, do Brasil, aconteceu em 2002 na Copa do Japão e Coréia do Sul. A humildade da “família Scolari” fez a diferença na decisão, já que ninguém acreditava no título. Ronaldo foi destaque, mesmo sem credibilidade por causa do físico e pelos dois anos parados devido a suas cirurgias no joelho. Os 4 R’s brilharam na competição: Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Rivaldo e Roberto Carlos. Na final, o título foi conquistado depois de vencer a equipe da Alemanha por 2 a o.
No próximo dia 12, o Brasil vai parar para a abertura da Copa. Como País sede, a seleção almeja mais do nunca o título. A volta do técnico Luis Felipe Scolari deu credibilidade à equipe e motivou a torcida. Com a boa fase de Neymar no Barcelona, a seleção espera no dia 13 de julho, estar no Maracanã e erguer a taça de hexacampeão do mundo.
- See more at: http://templateseacessorios.blogspot.com.br/2011/12/slide-com-as-ultimas-atualizacoes.html#sthash.wRwLyKi1.dpuf