terça-feira, 6 de maio de 2014

Unasp promove projeto de Saúde

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, está promovendo ao longo de 2014 o projeto Vida Saudável.
Organizado por um grupo de especialistas qualificados, com médicos, enfermeiros, personal trainer, nutricionistas, psicólogos, massagistas, entre outros, o projeto tem alcançado os alunos e a comunidade do entorno do campus. Conforme a biomédica Lanny Soares, uma das organizadoras do projeto, a saúde e o bem estar são promovidos “por um conjunto de hábitos, e entre eles a alimentação e atividade física”.

O programa de atividades físicas dispõe de alongamentos, natação, caminhadas e corridas e ocorre todos os domingos a partir das 9 horas. Além disso, o projeto Vida Saudável promove workshops, oficinas, palestras e cursos sobre alimentação e outros temas que resultam em saúde e bem estar. Iniciativas como essa tentam conscientizar as pessoas sobre qual estilo de vida adotar para se viver muito e com saúde. 
Estar ativo fisicamente proporciona uma vida longa, mais feliz e saudável. Os exercícios físicos aliviam o estresse fornecendo um sentimento agradável de bem estar e autoestima. Ele também diminui o risco de doenças crônicas e cardíacas, pode ajudar no alcance e manutenção de um peso saudável, de uma boa forma mental, entre outros benefícios. 
Professor faz alongamento com participantes do projeto
Vida Saudável. Foto: 
Bruna Rech Brumatti 

Contudo a atividade física não só é uma grande aliada da saúde. Há pessoas que a procuram por razões estéticas, pois queima calorias, tonifica os músculos e dá fim à flacidez. Segundo especialistas, à medida que a pessoa envelhece, seu metabolismo fica mais lento, o que exige o equilíbrio energético entre o movimento e a alimentação.

O preparador físico Neander Souza explica que alguns tipos de atividades físicas são especialmente benéficos para a saúde. “As atividades aeróbicas aceleram a frequência cardíaca e respiratória e melhora a resistência circulatória e pulmonar. Exemplos: caminhada rápida, corrida e natação. Já as anaeróbicas melhoram a estabilidade física e flexibilidade. Exemplos: dançar, musculação e artes marciais,” afirma o professor.

Conforme Souza o organismo precisa de uma dose diária de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas para ter saúde. Porém, segundo ele, somente atividades físicas não resolvem. A pessoa precisa conciliar a alimentação, o descanso, à diversão entre outros elementos para chegar à longevidade com saúde.
Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade. Segundo especialistas, grande parte dos casos de obesidade está relacionada ao sedentarismo e alimentação inadequada. É o famoso estilo de vida moderno, em que grande parte do tempo livre é passado em frente à televisão, jogando videogames, ou em computadores. A psicóloga Emile Pardo garante que praticar atividades físicas e se alimentar corretamente reforça e mantêm a saúde mental. Portanto, existem pessoas que facilmente se desmotivam e não colocam em prática essas orientações de saúde.
A psicóloga orienta a atividade física em grupo para essas pessoas. Segundo ela, o reforço social motiva a pessoa a continuar suas atividades. “O ser humano é comunitário por natureza. Individualmente a motivação nem sempre se mantém de forma suficiente para renovar suas energias e continuar qualquer atividade”, afirma. A psicóloga garante que a atividade física, além de proporcionar saúde física e mental, também pode exercer efeitos no convívio social do indivíduo.
A atividade física consiste em exercícios planejados e estruturados, realizados repetidamente. Todas as atividades físicas conferem benefícios aos praticantes, porém, precisa ser feita por meio de orientações e controles adequados. O exercício físico regular é um dos segredos para a longevidade.
Longevidade é padrão para poucos
Em 2013, a japonesa Misao Okawa, foi reconhecida pelo livro Guiness Book como a pessoa mais velha do mundo ainda viva.  A japonesa de 116 anos passou a ocupar essa posto desde a morte de seu compatriota Jiroemon Kimura em 12 de junho de 2013. Com essa idade, a japonesa faz parte do grupo de supercentenários, composto por aqueles que passam dos 110 anos.
O grupo dos supercentenários é seleto. Os médicos do Gerontology Research Group mantêm uma lista atualizada dos supercentenários vivos. Em 2013 foram contabilizados 83 senhoras e 5 senhores - ou 1 a cada 80 milhões de seres humanos. Hoje, os supercentenários são cada vez mais alvos de estudos que tendem descobrir os motivos para tamanha longevidade.

Segundo os médicos do Gerontology Research Group, todos os supercentenários encontrados estão no hemisfério norte. Porém, eles acreditam que esse resultado tem a ver com a dificuldade de confirmação da idade na América do Sul, África e Oceania, porque em 1.900 o trabalho de cartório nesses lugares era precário. Entretanto, com tudo isso, a pergunta que fica é: Qual o segredo da longevidade?  O que podemos fazer para vivermos mais?

Pesquisas comprovam que o segredo para ter uma vida longeva e saudável está relacionado ao estilo de vida que a pessoa leva. Isso inclui a boa alimentação e exercícios físicos regulares como elementos-chave para a longevidade.


Por Bruna Rech Brumatti

Nenhum comentário:

- See more at: http://templateseacessorios.blogspot.com.br/2011/12/slide-com-as-ultimas-atualizacoes.html#sthash.wRwLyKi1.dpuf