terça-feira, 18 de novembro de 2014

Alunos do ProUni têm notas mais altas, aponta pesquisa

Por Leonardo Lacerda

Pesquisas recentes promovidas pela Associação Brasileira de Estágio (Abrae) apontam que bolsistas do ProUni têm notas superiores no Exame Nacional de Desenvolvimento Estudantil, Enade. Segundo a pesquisa a média dos bolsistas é de 49,35 pontos enquanto que os alunos de Universidades públicas têm a média de 47,87.

O diretor acadêmico do Unasp Engenheiro Coelho, Afonso Cardoso, explica que esse resultado se deve a oportunidade que alunos de baixa renda possuem de mostrar seu potencial.  O diretor lembra que os alunos precisam estudar para manterem a bolsa o que serve de incentivo para boas notas. E complementa que esses alunos buscam uma melhor condição social por meio dos estudos. “O aluno carente tem essa concepção que se ele tiver oportunidade como de fato acontece em termos salariais”, lembra o diretor.

A universitária Maria Carolina Zimermann fez o Enem em 2011 e conta que estudou ciência social em uma universidade pública. Entretanto, ela revela que ficou descontente com a metodologia de ensino. “Eu tentei o ProUni no meio do ano e consegui entrar no curso que era minha verdadeira paixão, o jornalismo”, pontua a universitária. Recentemente Maria Carolina recebeu o prêmio Roberto Azevedo que contempla alunos com as maiores médias anuais no curso de Jornalismo no Unasp.

A universitária explica que o esforço pessoal é um fator relevante para que o aluno tenha boas notas, sendo ele bolsista ou não. “Se eu ganhei essa chance, se eu tive essa oportunidade eu tenho que explorar ela ao máximo, então tudo que eu puder sugar de conhecimento dos meus professores e vou atrás perguntar, pesquisar”, finaliza a estudante.

Inclusão no Unasp

O programa universidade para todos, ProUni, do governo federal, vem promovendo a inclusão de alunos de baixa renda em instituições privadas. O programa nacional que consiste em concessão de bolsas integrais e parciais distribuiu cerca de 300 mil bolsas somente em 2014. O Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho (Unasp), é uma das instituições que aderem o programa. O centro universitário tem 362 alunos cadastrados no programa.

O diretor Afonso Cardoso faz uma avaliação positiva do programa que, segundo ele, vai ao encontro das filosofias da instituição. “Quando veio essa oportunidade pelo governo, nós abraçamos prontamente. Entramos no programa porque vimos que era a possibilidade de fato do aluno carente ter ascensão por meio da educação”, explica Cardoso.

A universitária Beatriz Bruni faz o primeiro ano de jornalismo por meio do programa, ela revela que escolheu o Unasp por acreditar que o centro universitário oferta boa estruturas de ensino. “Se não fosse por meio do ProUni meus pais não teriam condições de pagar” revela a universitária.No primeiro fim de semana deste mês ocorreu o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, que viabiliza a entrada de alunos as universidades públicas e privadas em todo o país e no exterior.

Nenhum comentário:

- See more at: http://templateseacessorios.blogspot.com.br/2011/12/slide-com-as-ultimas-atualizacoes.html#sthash.wRwLyKi1.dpuf